15 de maio de 2014

Potiguares podem participar de documentário sobre o rio Potengi

Pôr do sol no rio Potengi encanta e deslumbra visitantes o ano inteiro (Foto: Canindé Soares)
Rio Potengi é um dos mais belos cartões postais do estado (Foto: Canindé Soares/G1)

Da nascente, em Cerro Corá, até a foz, em Natal, são 176 quilômetros. Esta é a extensão do rio Potengi, um dos mais belos cartões postais e o maior e mais importante manancial do Rio Grande do Norte. Ao longo deste percurso, o que não faltam são histórias para contar. Dois ambientalistas fizeram o percurso, decidiram contar estas histórias e pretendem, até o final do ano, concluir um documentário sobre o rio. O projeto, inclusive, ainda tem espaço para participações.

Em entrevista à Inter TV Cabugi, exibida na manhã desta quarta-feira (14), os analistas ambientais Alvamar Queiroz e Airton de Grande mostraram trechos inéditos de gravações e fizeram o convite para que as pessoas - que conhecem e têm histórias sobre o rio – também possam contribuir com a obra.

Para colaborar com depoimentos ou mesmo fotos e vídeos antigos, eles explicam que basta entrar em contato pelo e-mailairtondegrande@gmail.com. “Assim poderemos fazer um obra com muito mais vozes do que ela já tem até agora”, enfatiza Airton.

Ainda de acordo com os ambientalistas, o documentário já tem mais de 40 horas de
gravações e entra agora na fase de edição. Depois de pronto, a expectativa é que o filme tenha 1 hora de duração.
“Quem assistir poderá entender como é o rio Potengi. Quais os problemas ambientais e suas potencialidades, o amor que as pessoas têm pelo rio e a importância que o rio tem para as pessoas”, destaca Airton. “Na minha infância nadei muito no rio Potengi. Vivenciei, pesquei. Enfim, tenho uma ligação muito afetiva pelo rio Potengi”, acrescenta Alvamar.
FONTE: G1/RN