12 de julho de 2014

Brasil faz sua quarta disputa de 3° lugar na história

Nas outras três disputas, foram duas vitórias e uma derrota


1627201
Em 1978, o Brasil derrotou a Itália na disputa de terceiro lugar por 2 x 1 | Crédito: Allsport UK/Allsport
A derrota do Brasil na fase semifinal da Copa de 2014 foi a quarta do Brasil nessa fase da competição. Na três derrotas anteriores, o Brasil foi à disputa do terceiro lugar. Venceu duas e perdeu uma.
A primeira disputa de terceiro lugar do Brasil aconteceu na França, durante a Copa de 1938. O Brasil perdeu a semifinal para a Itália por 2 x 1, e foi para a disputa do terceiro lugar contra a Suécia. Com dois gols de Leônidas da Silva, e de virada, o Brasil venceu os suecos por 4 x 2.
Já na segunda vez, o Brasil saiu derrotado. Na fase semifinal, encarou um grupo com
Alemanha Oriental, Argentina e Holanda. Apesar de vencer alemães e argetinos, o time foi derrotado pelos holandeses, classificando-se para a disputa do terceiro lugar. Na disputa de terceiro lugar, o Brasil enfrentou a Polônia e saiu derrotado por 1 x 0, gol do artilheiro do torneio, Lato.
A última decisão de terceiro lugar disputada pelo Brasil aconteceu na Argentina, em 1978. Apesar de sair invicto na fase semifinal, com Argentina, Peru e Polônia, o Brasil perdeu a vaga na final no saldo de gols para a Argentina. Assim, a seleção enfrentou a Itália na disputa pelo terceiro lugar, e acabou vitorioso, por 2 x 1, com direito a golaço de Nelinho.
Brasil em disputas de 3° lugar
CopaJogo
1938Brasil 4 x 2 Suécia
1974Brasil 0 x 1 Polônia
1978Brasil 2 x 1 Itália
Fonte: Placar